No Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''.
“De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras."

Autor – Jacques
Bossuet

Meus Arquivos

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Receita com feijão-branco emagrece e ajuda a evitar diabetes

Proteína presente no grão inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

Globo.com
ROSANE MARCHETTI São Leopoldo (RS)

Não há mais como separar a boa comida da comida saudável. Em um laboratório de nutrição e pesquisa no Rio Grande do Sul, os futuros chefes de cozinha e nutricionistas se revezam para criar pratos mais bonitos, gostosos e saudáveis.

Muitas vezes, eles trabalham juntos. É o caso do chefe Alexandre Bagio e da nutricionista e bioquímica Renata Ramos. Ele conhece os segredos para seduzir o paladar. Ela, o que os nutrientes podem fazer pela nossa saúde. E o que une os dois é o nosso feijão de cada dia.

“Ele dá para a população uma quantidade muito boa de proteína. Os feijões, de uma maneira geral, têm em torno de 20% de proteína. É uma grande quantidade”, explica a nutricionista Renata Ramos, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Infelizmente, os brasileiros estão comendo menos feijão. Mas os pesquisadores não param. Tentam descobrir novas propriedades nesse grão que faz tão bem a nossa saúde. A novidade da vez é o feijão-branco, aquele que a maioria de nós está acostumada a consumir apenas como salada. Maior e mais cremoso que os outros, acredite, ele emagrece.

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Video - O que é Diabetes? Informação - Prevenção - Cuidados

Vou procurar deixar este vídeo sempre no topo das postagens.

Esta postagem foi atualizada com mais um vídeo que pode explicar melhor como funciona ação da Insulina sobre a Glicose no sangue.


Talvez você saiba o suficiente sobre diabetes, mas tem quem não sabe nada ou só um pouco.
Sempre vale a pena relembrar. Este vídeo é básico, mas bom para qualquer idade. 
 
Você sabe se seus amigos tem diabetes?
Não?
Provavelmente nem eles.
Ajude um amigo a descobrir se é diabético ou está integrado num grupo de risco.
Compartilhe os blogs e sites que achar confiável.
Vamos conscientizar a todos sobre este mal silencioso.
Seja amigo! Participe! Divulgue! Compartilhe!




Linhaça ajuda controlar Obesidade e Diabetes

Estudo aponta que azeite e óleo de linhaça reduzem obesidade
Publicado: Sexta-feira, 11 de novembro de 2011 por Marina Petrocelli
http://www.acampinas.com.br/saude-bem-estar/noticia/estudo-aponta-que-azeite-e-oleo-de-linhaca-reduzem-obesidade-20111111
Pesquisa foi feita por bióloga da Unicamp.
Divulgação

A bióloga Juliana Contin Moraes Martins foi responsável pelo desenvolvimento da pesquisa
Pesquisa realizada em ratos e camundongos mostra que a ingestão diária de pequenas doses de azeite de oliva e óleo de linhaça reduzem obesidade e diabetes tipo 2. Ambos os óleos contém nutrientes que apresentam ações no hipotálamo, órgão responsável pela sensação de fome e queima da gordura corporal.
O estudo foi realizado no Laboratório de Sinalização Celular (Labsincel) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pela bióloga Juliana Contin Moraes Martins, sob a supervisão do médico e pesquisador Licio Velloso. A pesquisa também contou com a colaboração do nutricionista Dennys Cintra, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira.

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Será que tenho eu diabetes?!

Como saber se tenho diabetes


Cópia fiel do site de Portugal “Portal da Saúde” como foi publicado (exceto a foto):
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+cronicas/diabetes.htm


É diabético ou está integrado num grupo de risco? Conheça os sintomas, os tipos e as complicações desta doença. 


Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada. 


O que é a diabetes?


A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.


Quem está em risco de ser diabético?


A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
  • Pessoas com familiares directos com diabetes;
  • Homens e mulheres obesos;
  • Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
  • Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
  • Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
  • Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Glicemia Pós-Prandial

Glicemia Pós-Prandial

Cópia do site:
http://www.diabete.com.br/biblio/prandial.html

Diabetes bem cuidado é sinônimo de qualidade de vida. Nos últimos tempos, a glicemia pós–prandial entrou definitivamente na lista de quem controla a taxa de glicemia com categoria e bom senso.

O endocrinologista Dr. Sérgio Atala Dib, coordenador do Centro de Diabetes da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, é uma figura reconhecida pela maneira como administra o tratamento de diabetes e pela sua capacidade de trabalhar simultaneamente em várias frentes, buscando a melhor forma de evitar que o diabetes se torne muitas vezes, abrupto e perigoso.

Para o especialista, manter o corpo em harmonia é puro planejamento. Pode-se prever e controlar essas oscilações de hipoglicemia e hiperglicemia com aplicações programadas de insulina, na quantidade requerida pelo organismo. A boa manutenção pode contar, além da glicemia de jejum, com a praticidade e os benefícios da glicemia pós-prandial. Veja a entrevista dada à De Bem com a Vida:

domingo, dezembro 11, 2011

Um pouco sobre meus procedimentos

Um pouco sobre meus procedimentos

O meu conhecimento se refere até o momento a diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

Relatando minhas experiências espero poder estar colaborando com a comunidade de diabéticos. Creio que dessa forma outros irão somar suas experiências com as minhas e assim cada vez mais nos ajudarmos mutuamente.

Quando descobri que estava diabético me senti perdido. Busquei informação por todo canto. As informações que encontrava, por si só, não me satisfaziam. Ou eram muito técnicas, ou muito superficiais, por vezes fragmentadas ou me pareciam direcionas com certo interesse. Digo isso apenas para explicar o porquê do meu empenho em conseguir reunir em um só lugar tudo que seja pertinente à diabetes, facilitando assim as pesquisas de quem anseia por informação. Um misto de coletânea de informações com histórias de superação. Um lugar onde se possa questionar e pedir ajuda com as informações, onde amigos buscam respostas.

sábado, dezembro 10, 2011

Como o açúcar atua no sangue

O PREJUÍZO É GERAL

Não é só na pele que os AGEs aprontam das suas. O corpo todo corre perigo quando esses compostos começam a viajar pelo sangue. Alguns especialistas afirmam que, além da pele, eles atingem principalmente as artérias (atrapalhando a circulação sangüínea), as
articulações (causando inflamações), a visão (deflagrando a catarata) e os rins (dificultando a filtragem do sangue). Outros estudiosos garantem que os AGEs têm o poder de cessar a multiplicação celular e, para piorar, provocam inflamações. "Se a célula caramelizada for justamente a que forma a cartilagem, esse tecido será danificado, favorecendo uma artrite", exemplifica Cynthia Antonaccio.

A GLICOSE DOS ALIMENTOS

A importância de entender o que é diabetes

A importância de entender o que é diabetes

Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.
Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas.
Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.

Índice Glicêmico e Carga Glicêmica?

Índice Glicêmico e Carga Glicêmica?

Cópia do site:
http://nutricao.diabetes.org.br/indice-glicemico/212-o-que-e-indice-glicemico

O índice glicêmico (IG) é um método, proposto pelo Dr. David Jenkins, pesquisador da Universidade de Toronto – Canadá, em 1981. Ele representa a qualidade de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento, em relação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose, a partir daí, são classificados baseados em seu potencial em aumentar a glicose sangüínea. Através da analise da curva glicêmica produzida por 50g de carboidrato (disponível) de um alimento teste em relação a curva de 50g de carboidrato do alimento padrão (glicose ou pão branco). Atualmente utiliza-se o pão branco por ter resposta fisiológica melhor que a da glicose.
Equação:
CG = IG x Teor CHO disponível na porção do alimentos/ 100

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.


"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."
Autor - Sócrates



Esta é apenas uma breve introdução ao blog.

A salvação do diabético é o conhecimento. O conhecimento da doença, do seu metabolismo e dos horários das curvas glicêmicas.
Depois de um controle rígido da glicemia durante aproximadamente 90 dias podemos passar a ter uma alimentação de qualidade e bem variada; praticamente todos os alimentos. Tudo é uma questão de horário. Um alimento que pouco altera a glicemia no almoço pode alterar muito na janta. Os alimentos ajustados a sua curva glicêmica podem ter ótimos resultados. Mas veja bem, isto difere de pessoa para pessoa. Por isso muito cuidado com regimes padrão para todos diabéticos.

Tipos de alimentos

Tipos de alimentos

Cópia de sites na internet.

Carboidratos

Os carboidratos – ou hidratos de carbono – são compostos orgânicos feitos de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São o principal fornecedor de energia para o funcionamento orgânico.
As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Mitos e Verdades sobre a diabetes

Mitos e Verdades

Cópia do site:
http://nutricao.diabetes.org.br/mitos-e-verdades

1. MITO: As pessoas com diabetes não podem comer beterraba
VERDADE:
As pessoas com diabetes podem consumir beterraba, pois é classificado como vegetal contendo boa fonte de fibras, vitaminas e minerais e poderá fazer parte da dieta, elaborada pelo nutricionista.