No Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''.
“De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras."

Autor – Jacques
Bossuet

Meus Arquivos

domingo, dezembro 11, 2011

Um pouco sobre meus procedimentos

Um pouco sobre meus procedimentos

O meu conhecimento se refere até o momento a diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

Relatando minhas experiências espero poder estar colaborando com a comunidade de diabéticos. Creio que dessa forma outros irão somar suas experiências com as minhas e assim cada vez mais nos ajudarmos mutuamente.

Quando descobri que estava diabético me senti perdido. Busquei informação por todo canto. As informações que encontrava, por si só, não me satisfaziam. Ou eram muito técnicas, ou muito superficiais, por vezes fragmentadas ou me pareciam direcionas com certo interesse. Digo isso apenas para explicar o porquê do meu empenho em conseguir reunir em um só lugar tudo que seja pertinente à diabetes, facilitando assim as pesquisas de quem anseia por informação. Um misto de coletânea de informações com histórias de superação. Um lugar onde se possa questionar e pedir ajuda com as informações, onde amigos buscam respostas.


Não pretendo ser o dono da verdade ou de uma solução definitiva. Eu apenas conto a minha história esperando que outras histórias venham se somar e apresentar novas dicas para melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida.

Logo estarei postando um resumo dos procedimentos de como consegui controlar minha glicemia e agora comer quase de tudo. O procedimento funcionou muito bem comigo e com meu pai; diabético a vinte e dois anos e dependente de insulina há dois anos, já não precisa mais de insulina, e de oito comprimidos por dia agora só toma dois.

Esse procedimento pode e deve ser em conjunto com a medicação e as orientações do seu médico.
Ele é baseado em descobrir quais os horários mais adequados para cada tipo de alimento de acordo com a curva glicêmica diária. Posso adiantar que certos alimentos que não alteram a glicemia em certo horário podem alterar em outro. Após as refeições a glicemia normalmente sobe; depois de aproximadamente duas horas começa a descer; nunca devemos ingerir alimentos no horário da descida da glicemia.

Descobrir os horários, os alimentos e a curva glicêmica pessoal é o “X” da questão. Cada pessoa tem o seu metabolismo, por isso não há possibilidade de uma tabela padrão de horários e alimentos. Apenas como exemplo, a forma como meu organismo reage aos carboidratos de baixo e alto impacto é diferente da forma como o organismo do meu pai reage; e o mesmo acontece com os horários.

Como a quantidade de informação é considerável, estou tentando passar tudo para uma linguagem o mais simples possível e bem resumida. Enquanto isso se alguém precisar entre em contato que eu tento adiantar o que for possível.

Somando experiências e compartilhando conhecimento, com sinceridade e desinteresse, podemos contribuir com a comunidade dos diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário