"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."
Autor - Sócrates
A salvação do diabético é o conhecimento. O conhecimento da doença, do seu metabolismo e dos horários das curvas glicêmicas.
Depois de um controle rígido da glicemia durante aproximadamente 90 dias podemos passar a ter uma alimentação de qualidade e bem variada; praticamente todos os alimentos. Tudo é uma questão de horário. Um alimento que pouco altera a glicemia no almoço pode alterar muito na janta. Os alimentos ajustados a sua curva glicêmica podem ter ótimos resultados. Mas veja bem, isto difere de pessoa para pessoa. Por isso muito cuidado com regimes padrão para todos diabéticos.
Depois que comecei a controlar e entender como funciona a glicose no meu organismo e em que horários, passei a ter uma variedade muito grande de alimentos a minha disposição. Hoje minha glicemia é normal e passei a ter uma vida mais saudável e prazerosa em termos de alimentação. Atente que em quantidades moderadas e só depois de um controle inicial muito rígido; sem esquecer os exercícios que são muito importantes.
Meu pai é diabético há 22 anos. Nos últimos 2 anos dependente de insulina até 4 doses por dia. Ele começou um controle rígido da sua curva glicêmica e a compreender como funciona seu organismo. Não toma mais insulina e só dois comprimidos em vez de 8. Sua glicemia está atualmente 80% dentro da faixa aceitável e já pode comer moderadamente alguns alimentos que antes faziam subir a glicemia.
Pesquise, aprenda a se conhecer melhor e como funciona sua curva glicêmica e seus horários. Além da melhora na saúde você vai fornecer ao seu médico informações valiosas para que ele possa ajuda-lo.
Existe uma planilha onde se pode controlar a glicemia, verificar o IG (índice glicêmico) e a CG (carga glicêmica) dos alimentos e ainda fornece muitas informações baseadas nos registros da glicemia.
A planilha pode ser solicitada por e-mail carlosmagalha@yahoo.com ou fazer o download no site: http://diabeticos.110mb.com/pag/descreve.htm - É grátis!
No site http://saude.abril.com.br/edicoes/0266/nutricao/conteudo_103559.shtml você pode encontrar uma explicação muito boa com ilustrações sobre os efeitos do açúcar no sangue.
Em outras postagens volto a falar mais sobre esses métodos e como usar as planilhas.
Viaje em paz e desperte na verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário